Moda

Conheça mais sobre o japonismo e outras influências orientais na moda

10 de março de 2017

Com os anos 80 em alta nas passarelas, além da opulência que deu o tom desse período, o japonismo faz retorno triunfal às coleções.

Alberta Ferretti AW 2016

A década foi um divisor de águas para a moda oriental, graças à ascensão de estilistas como Rei Kawakubo e Yohji Yamamoto em Paris, com suas criações cerebrais, definidas em geral por silhuetas oversized, desconstruídas e assimétricas, em peças quase sempre tingidas de preto.

Yohji Yamamoto

 

Rei Kawakubo anos 80

Design de Rei Kawakubo

Pela primeira vez, uma geração de japoneses ganhou papel de protagonista da indústria internacional, influenciando o resto do mundo.

Tendo uma cultura milenar como repertório, a terra do sol nascente volta a ditar moda nesta temporada em duas vertentes diferentes, ambas em clima menos sóbrio que nos anos 80 e 90.

De um lado, os quimonos – que, de Paul Poiret a Gucci, foram reinterpretados à exaustão no século 20 – ganham versões urbanas, compondo pijamas de seda cobertos com prints delicados, como bem mostrou Lenny Niemeyer.

Paul Poiret, Robe inspirado em kimono, 1913

Kimono de veludo com borda em pele. | Design: Paul Poiret (cerca 1911)

Lenny Niemeyer

Lenny Niemeyer

Também tiramos algumas influências do japonismo em nossa nova coleção, principalmente nos volumes das mangas! Clique nas imagens e veja mais peças em nosso site!


Retirado de vogue.globo.com

Você também pode se interessar por

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário